No artigo elencamos estúdios serigráficos que são referências nessa técnica
Nesta abordagem, escolhemos 14 estúdios pioneiros, inovadores e destacados, neles esperamos que você possa se inspirar e enriquecer a sua própria prática, bem como confirmar a sua sensação do potencial verdadeiramente ilimitado dessa forma de arte.
Academia Jan van Eyck
Maastricht – 1948 (Holanda)
Tornou-se uma das academias de arte e design mais dinâmicas da Europa. Oficialmente um “instituto pós-acadêmico de belas-artes, design e reflexão.” Ela abriga o Laboratório Charles Nypels, que desde sua renovação em 2011 tem sido um ponto focal no cenário gráfico mundial.
Arrache-toi un oeil !
Paris – 2005 (França)
Fundadores – Emy Rojas e Gaspard Le Quiniou
A dupla parisiense é uma presença colossal no cenário dos cartazes serigráficos. Seu trabalho é um testemunho da conexão profunda entre a indústria musical e a serigrafia.
E desde 2012 vem trabalhando em uma série de notáveis instalações em serigrafia para festivais e exposições de arte.
Handsiebdruckerei Kreuzberg
Berlim – (Alemanha)
Fundadores – Stefan Guzy e Björn Wiede
O estúdio tem uma reputação de precisão que os colocou na vanguarda do cenário de impressão artística contemporânea. A prática deles envolve muito feedback e interação entre artista e impressor, tornando a peça acabada um verdadeiro esforço conjunto.
Poucos estúdios em operação atualmente têm sido tão sistemáticos na exploração do que se pode fazer com serigrafia.
Harwood King
New Haven – 1980 (Reino Unido)
Fundador – Quentin Best
É um grupo de artesãos gráficos com um histórico de décadas de produção em gravuras artísticas. Teve início em uma época em que as ilustrações eram criadas a mão, usando uma combinação de canetas, pincel e aerógrafo para criar uma separação opaca sobre o acetato.
Jealous Print Studio
Londres – 2008 (Inglaterra)
Fundadores (oito)
“Por ser um estúdio com oito membros em tempo integral, sempre há vários projetos rolando ao mesmo tempo”, conta Adam, do Jealous. “Isso significa que precisamos ser muito organizados na gestão dos trabalhos contratados e do nosso próprio trabalho para a galeria Jealous. Em algum momento, um dos impressores pode ter que fazer malabarismos com três ou quatro tarefas ao mesmo tempo. Procuramos atribuir cada projeto a um membro específico da equipe, buscando uma combinação perfeita entre impressor e o artista.”
Kid Icarus
Toronto – (Canadá)
Fundadores – Michael Viglione e Bianca Bickmore
A área de impressão do Kid Icarus fica atrás do balcão da loja, uma decisão destinada a provocar o interesse das pessoas e atraí-las para o processo. O estúdio faz parcerias com artistas e bandas e complementa seu trabalho de impressão comercial com projetos voltados para a comunidade, mantendo uma presença ativa no cenário alternativo local.
Lézard Graphique
Estrasburgo – 1987 (França)
Fundador – Jean Yves Grandidier
Imprime principalmente sobre superfícies planas, com foco em cartazes artísticos e publicitários, letreiros e mídia visual. Com uma estrutura enxuta de doze funcionários, a Lézard Graphique se considera mais uma oficina do que um estúdio de arte. Ela ajuda seus clientes retrabalhando os arquivos gráficos e adaptando cores, estabelecendo relações baseadas em compromisso e confiança.
Lorenz Boegli
Müntschemier – (Suíça)
Fundador – Lorenz Boegli
Em seu estúdio Boegli brinca com reflexos metálicos e iridescentes, misturando acabamentos lustrosos e foscos, combinando-os em meios-tons. A serigrafia, diz ele, oferece a paleta mais ampla possível de efeitos de realce (a maioria dos quais simplesmente não aparece em fotografias). Como ele diz, “a serigrafia é o melhor sistema para impressão de efeitos, pois quase todos os efeitos precisam de grandes pigmentos e a serigrafia é a única tecnologia de impressão capaz de depositá-los”.
Medulla
Modena – (Itália)
Fundador – David Montorsi
O estúdio é pioneiro no uso de tintas 100% orgânicas.
Michelle Miller
Chicago – (EUA)
Fundadora – Michelle Miller
Modern Multiples
Los Angeles – 1999 (EUA)
Fundador – Richard Duardo (1952-2014)
O Modern Multiples tornou-se um cerne no mundo das artes gráficas, conectando artistas de diferentes movimentos e subculturas, em reuniões que às vezes viravam festas e duravam vários dias. Artistas como Banksy, Frank Romero, Shepar Fairey, John Valadez e Retna juntaram-se a Duardo e sua equipe para produzir imagens encontradas em coleções por todo o mundo. O legado de Duardo continua vivo no Modern Multiples, hoje um pólo de gravura global que produz para artistas, edições de altíssima qualidade em serigrafia e impressão giclée.
Mother Drucker
Berlim – 2010 (Alemanha)
Fundadora -Dolly Demoratti
A partir de uma estrutura modesta, o estúdio de serigrafia Mother Drucker cresceu e se tornou o centro da comunidade serigráfica de Berlim, bem como um ponto de referência importante no cenário global.
O projeto serve de estúdio e galeria e, em agosto de 2011, organizou o primeiro festival de serigrafia da cidade, o Druck Berlin, composto por três dias ecléticos de impressão e exposições, o objetivo do festival era proporcionar uma plataforma de aprendizado e envolvimento, reunindo pessoas da comunidade serigráfica e do mundo em geral.
Possible Worlds
Ottawa – 2015 (Canadá)
Fundadora – Melanie Yugo
Impressão socialmente engajada.
O Possible Worlds está focado no desenvolvimento de plataformas inclusivas e experimentais que promovam e compartilhem perspectivas e práticas sub-representadas.
Tind
Atenas – (Grécia)
Fundador – Tind
O trabalho de Tind revela uma criatividade explosiva. O alcance de seus experimentos com tinta e substrato (mel e folhas de bananeira, por exemplo), bem como a força expressiva de seus projetos mais convencionais, renderam-lhe um lugar legítimo na vanguarda da serigrafia.